CONECTE-SE

Olá, o que você está procurando?

COMO TIRAR CREDENCIAL

Garanta Sua Afiliação ao SINAJ

Garanta Sua Afiliação ao SINAJ e Credencial Profissional

O jornalismo é uma profissão dinâmica e em constante evolução. Para garantir um lugar sólido neste campo, é fundamental considerar uma série de estratégias de fortalecimento profissional, como a afiliação a um sindicato confiável como o SINAJ (Sindicato dos Jornalistas) e a obtenção de uma credencial profissional.

  1. Afiliação ao SINAJ

O SINAJ atua na representação de jornalistas e no fomento a práticas que garantam o exercício responsável da profissão. A afiliação ao SINAJ é aberta a todos os jornalistas e pode ser efetuada mediante o pagamento de uma anuidade de R$ 390.

  1. Obtenção da Credencial Profissional através do SINAJ

A credencial profissional, emitida pelo SINAJ, é um documento indispensável para o exercício do jornalismo. Ela serve como uma forma de autenticar a identidade do jornalista e sua atuação na área. Para solicitar a credencial, é necessário seguir alguns passos:

REGISTRO NO WHATSAPP (11) 95921-7160
  • Pré-requisitos: É essencial ter experiência comprovada na área de jornalismo para solicitar a credencial.
  • Documentos necessários: Para solicitar a credencial, o jornalista precisa reunir os seguintes documentos: Cópia autenticada da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) com o registro profissional na função pretendida ou documento que comprove a experiência profissional, cópia autenticada da carteira de identidade e do CPF, comprovante de residência e 2 fotos 3×4 recentes com fundo branco.
  • Cadastro via WhatsApp: O SINAJ agora permite o envio de dados e documentos para cadastro via WhatsApp, simplificando o processo para o jornalista. O número para o envio das informações é fornecido após a solicitação de afiliação.
  • Pagamento da taxa de emissão: Após o envio dos documentos e das informações necessárias, o SINAJ informará o valor da taxa de emissão da credencial. A taxa deve ser paga seguindo as instruções da entidade.
  • Análise dos documentos: Depois de receber todos os documentos e a confirmação do pagamento da taxa, o SINAJ procederá à análise da solicitação. Esse processo pode levar algumas semanas.
  • Recebimento da credencial: Após a aprovação da solicitação, a credencial pode ser retirada na sede do SINAJ ou enviada pelo correio, caso o jornalista não possa buscá-la pessoalmente.

Conclusão:

Ser um membro afiliado ao SINAJ e possuir uma credencial profissional são passos significativos para qualquer jornalista que busca a consolidação de sua carreira. Esses elementos demonstram o compromisso do profissional com a ética e a responsabilidade, valores fundamentais para o exercício do jornalismo.

CARTEIRA FUNCIONAL DE IMPRENSA JORNALISTA

 

Veja também

COMO TIRAR CREDENCIAL

A Credencial é um registro profissional obrigatório para jornalistas no Brasil, garantindo sua atuação de acordo com os requisitos legais e éticos. No SINAJ,...

COMO TIRAR CREDENCIAL

O que é a Credencial do SINAJ A credencial do Sindicato Nacional dos Jornalistas Profissionais Liberais (SINAJ) é mais do que apenas um cartão...

COMO TIRAR CREDENCIAL

A Delegacia Regional do Trabalho (DRT) é um registro profissional obrigatório para algumas profissões no Brasil, incluindo a de jornalista. A DRT garante que...

SINAJ

O SINAJ – Sindicato Nacional dos Jornalistas Profissionais Liberais tem desempenhado um papel fundamental no apoio a profissionais da área do jornalismo, radialistas, artistas...